sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Bom fim de semana...

Por uns dias vou mudar de paisagem!

Eu e o Carnaval




Não gosto do Carnaval desde que comecei a tomar consciência do ridículo!
Não foi um sentimento tardio. Mas respeito os gostos regionais e individuais por tal festividade, só que nunca me verão lá!
Como professora, foi sempre um verdadeiro suplício enfrentar esta época do ano, com a criançada a envolver-se nas peripécias das bombinhas, garrafas de mau cheiro, bisnagas, sacos de água, farinha… e não sei mais o quê!
Depois havia que puxar dos galões e da lei…” a mais de 300m da escola não eram permitidas brincadeiras de Carnaval…”, a consciência do corpo docente ficava mais aliviada, a partir da esquina a responsabilidade era dos pais…
Depois, vinha a sexta-feira, último dia antes da partida para uma curta interrupção! Desfile, o pequeno desfile, entre as ameias do” meu “lindo Castelo, o de S. Jorge, aonde beatificamente trabalhei durante alguns anos!
A beleza e o rigor com que aqueles “meus” inesquecíveis meninos me apareciam trajados, exacerbados na sua beleza natural, como antevendo as rivalidades na diferença, para as marchas populares, que logo se seguiriam,
faziam-me esquecer o meu mal de viver da época e fixar-me nos registos fotográficos para depois partilharem com os pais .
Pequeno apontamento…

1-Hoje, ao passar na Escola Básica 1, junto á minha casa, os meninos brincavam depois de um pequeno desfile aqui na rua principal, meios trajados, meios pintados ou naturalmente vestidos. Não os senti de olhar feliz… porque nesta altura de tantas diferenças, a diferença ainda se faz sentir mais! Mas talvez o faz de conta em que estavam envolvidos desvanecesse essas diferenças! Quero acreditar que sim…
2- Que terrível ser obrigado a desfilar com as crianças por “despacho”, quando isso não faz parte de um projecto acarinhado por toda a comunidade educativa!
Foi bom ter sido professora! Hoje, gosto muito de estar por casa….

Os amigos são para as ocasiões...de Pitecos


Verdade, verdadinha...


"Quando a tua mãe pergunta "queres um conselho?" é apenas uma formalidade. Não interessa se respondeste"sim" ou "não". Vais tê-lo na mesma!
De, Erma Bombek, humorista norte-americana
Pintura de Vieira da Silva, "Intérieur roumain",1930, guache sobre papel colado sobre cartão
Não deixem de ouvir uma musiquinha "du petit "Charles Aznavour! Faz bem à alma!

Fuga de informação...

Foto das aves que derrubaram o US Airways, pouco antes do "acidente"...Lá, como cá ,há fuga de informação....