quarta-feira, 4 de março de 2009

"Última carta de Paul Klee aos gatos da sua vida"

Gato e Pássaro, de Paul KleeQueridos Nuggi, Fritzy e Bimbo:

Chegado ao fim da minha vida, dirijo-vos esta carta para vos dar conta da importância que tiveram no meu atribulado percurso como pintor.
Creio que nunca teria chegado onde cheguei como artista do meu tempo sem o vosso amor e a inspiração que nunca me regatearam.
Fiz questão de vos manter presentes em tudo quanto fiz, desde as cartas aos poemas, passando, naturalmente, pelos quadros em que tentei modestamente representar-vos.
Vocês acompanharam-me nas horas de sofrimento e de incerteza, de exílio e de privação, mas também naqueles que me deram a ilusão da felicidade.”

… Devo confessar que sempre vislumbrei em vós um toque do sagrado , porque não hesito em considerar-vos seres divinos, que eu não fui capaz de retratar com o talento merecido nas telas e nos desenhos em que vos tentei eternizar….
… Agora que estou de partida, levo comigo a recordação do que vocês foram para mim e a convicção de que não teria sido o que fui , nem teria chegado onde cheguei, sem o vosso amparo e a vossa dedicação….

Eternamente vosso,”
PAUL KLEE
Eu acrescento, quantas pessoas não sonhariam receber cartas de amor como esta??? Complicado o mundo dos afectos…