sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bom fim de semana...

Para todos, companheiros e amigos, bom fim de semana!
Quem sabe , uma ida à praia, à manifestação dos nossos professores se for caso disso, ou ao MUDE, novo Museu do Design... passei por lá hoje, e para aperitivo não está nada mau...
Passei por aquele espaço longos anos a fio, coisa de afectos...
Hoje , o miolo do antigo BNU , desventrado , não deixa de estar interessante para albergar as peças da colecção agora com outra visibilidade, um espaço de café rstaurante muito confortável e tranquilo aonde se pode ler , estar e conversar virado para a Praça do Comércio. O que resta, é o antigo balcão, aonde nos podemos recostar nas poses mais informais, para poder apreciar as peças expostas, algo que contraria a antiga funcionalidade da ex-instituição .
No fim , será um bom museu!
Façam por se sentir felizes e fiquem com Georges Moustaki... é bom!

Hoje, vamos até à cabeça...

Odilon Redon, Orphée, 1903-1911

A cabeça, é talvez a parte mais importante da anatomia humana, pois ela pode simbolizar a pessoa no seu todo e ,mantê-la na vertical , é uma perrogativa do ser humano... Lá vou eu fazer um pouco de história, regressando à Idade Média! Continua a dar jeito .. e não deixa de ser interessante!
Pois nessa época, foi instituida uma analogia entre as sete "cavidades" da cabeça e os sete planetas então conhecidos ,atribuindo assim à cabeça uma dimensão cósmica e universal: os olhos eram o Sol e a Lua, as narinas Vénus e Marte, a boca Saturno, e as orelhas Júpiter e Mercúrio. Daí os olhos não enganarem ou também o seu contrário...?
O Sol põe-se e levanta-se.
A Lua tem quatro fases e uma delas é mentirosa !...
Em que ficamos?

(alguma pesquisa no Guia das Artes)