segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ainda Solnado. Uma leitura surpreendente!


Este fim de semana, bem longe da "Cidade Maravilhosa", veio-me parar à mão a revista Veja , de 19 de Agosto, aonde Millôr Fernandes, amigo do coração de Solnado, escreveu sobre o seu desaparecimento.
Tinha vontade de transcrever todo o texto, mas vou, com dificuldade selecionar...
Tambem fiquei satisfeita por saber que Raul està na memòria de muitos brasileiros.
..."lhe ensinaram que a vida è curta , por si mesmo percebeu que a vida è perto. E quando percebeu que a vida è transmisivel por via sexual sentiu logo sentimento de culpa por seus gozos. Mas com dois filhos nos dois continentes, condena a incontinência... "Generoso nato, nasceu mignon como solução para o problema demogràfico -
se todos fossem assim caberia mais gente no mundo..."Prudente quando entra em enrascada o primeiro que faz è perguntar onde fica a saida. Gosta de ser considerado impagàvel, mas nunca na bilheteira. Tem extrordinària expressão corporal, toda no espirito.... "Menino-prodigio, aproveitou essa dadiva e reservou uns dias de infânciapara os anos de hoje. Ri pouco, faz rir muito, fala envolto num crepom de malìcia e todo o seu humor è anfiguri. Dentro da sua alma vibram jograis, saltam andarilhos, vivem polichinelos, cantam bufões, se escondem saltimbancos, bobos , truões, entremezistas patuscos e pelotiqueiros, todos os palhaços do rei - de cuja sabedoria ele se apropriou para ser o rei dos palhaços"...
"Uma frase perdida: "A vida è sempre em volta". A pergunta metafìsica:"Que fazer do homem que não gasta o destino?". Uma dùvida de fè: "Se Deus existe, por que nunca veio ver um espectaculo meu?"Epitàfio proposto:":Agora jà è tarde".
E aì està o Raul feito e medido.
Do Solnado eu nem falo.
P.S.
Raul foi meu amigo a vida inteira.
A dele. Traidor, continuo na minha."

Gostei de ouvir o Quero-quero...



Ha prazeres de fim de semana que se podem traduzir pelo canto de uma(s) ave(s), porque o resto, è dificil de tanscrever... O quero-quero é uma ave do tamanho de uma perdiz e caracteriza-se pelo colorido geral cinza-claro, com manchas pretas na cabeça, peito e cauda. A barriga é branca e a asa tem penas verde-metálicas. Apresenta um penacho na região posterior da cabeça; o bico e as pernas são vermelhadas e tem um par de esporões no encontro das asas. O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarma quando algum intruso invade seus domínios. É uma ave briguenta que provoca rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina. As capivaras tiram bom proveito da convivência com o quero-quero, pois, conforme a entonação, o grito dessa ave pode significar perigo. Então os grandes roedores procuram refúgio na água. O quero-quero, afasta os intrusos que se aproxima de seu ninho, fingindo-se ferido.