quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Também próximo do Alvito....






Numa vila próximo do Alvito , duas situações nostálgicas...
Uma biblioteca sem leitores... o que acontece dias seguidos....Só pontualmente os computadores são procurados...
Uma biblioteca infantil super apelativa...
E... veio-me á memória o meu tempo de menina e moça, que por inerencia do trabalho de minha mãe, me obrigou a passar anos a fio a estudar na Biblioteca Municipal, onde ela era funcionária.
Era um espaço de cultura e procura permanente do saber e da notícia
próprio da época.
Na mesa aonde me sentava, por trás de mim, havia a Inciclopédia Luso Brasileira.... aquela que hoje foi substituida pela Wikipédia... Foi bom vê-la numa biblioteca de vila a ocupar o belo espaço de uma estante... Com uma quebra na net, ainda pode dar jeito para resolver algumas dúvidas...
Seria bom que os incentivos à leitura chegassem a todos os portugueses, sobretudo aos mais pequeninos..
Atenção professores e autarcas....

Fomos ao Alvito...

Fomos até à feira dos Santos no Alvito.
Tinha sido de um enorme agrado o ano anterior. Toda a Vila estava organizada e bem ,com os feirantes bem localizados a vender as suas especialidades...
Este ano, a desertificação já normal nas terras alentejanas, fez-se sentir profundamente com a deslocalização da dita feira para uns terrenos anexos e distantes do centro,logo, a vila , vazia, sem vivalma.
Muito desorganizada, a feira. E Alvito triste...
Dizem , que os moradores se queixavam da desordem em que ficava a terra depois da feira.
Mas questiono. Não haverá equipas de arrumação e limpeza, como há na maioria dos municípios para o fim destas efemérides?,Assim, não continuaremos clientes do Alvito nesta altura do ano...o que é pena!

Procurar o seu olhar, é o que se espera de Binoche...



Arranca hoje o Estoril Film Festival
O Estoril Film Festival arranca hoje que com a inauguração da exposição Portraits in Eyes, de Juliette Binoche e a projecção, em antestreia nacional do mais recente filme de Wes Anderson, Fantastic Mr. Fox.
A inauguração de Portraits "In - Eyes" está marcada para as 19h 30 no Centro de Congressos do Estoril e conta com a presença da actriz.. Na Sexta-Feira, dia 6, Juliette Binoche estará às 18 horas no Centro de Congressos do Estoril para autografar o livro Portraits “In-Eyes” sobre a sua exposição e, às 19h30, fará a apresentação do documentário Juliette Binoche Dans les Yeux realizado pela sua irmã Marion Stalens, que também estará presente.
(informação da organização)

No reino da Dinamarca...

" As irmãs mais novas do pintor",óleo de Constantin Hansen, Dinamarca, 1826
No reino da Dinamarca, tudo pode acontecer....Ler aqui
Na república portuguesa... chamar-lhe-iam um figo...