quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Poemando...

Nem sempre a vida deixa comandar o sonho....

Pintura de Marc Chagall, 1923
O Pedro é um amigo especial do meu filho António. Pertence ao núcleo duro das amizades feitas quando se deu a entrada no secundário...
O Pedro faz hoje 33 anos , e, o pai, que andava numa luta de vida com a morte partiu hoje.
Eramos ambos cúmplices e "sofredores" dos tempos em que trimestralmente íamos às reuniões de encarregados de educação e em que o comportamento dos nossos filhos e do tal núcleo duro, tudo bons alunos, não era o mais abonatório para muitas vezes os" profes"poderem levar as aulas a bom termo...
Ficávamos "enrugados" com as propostas que outros pais faziam em relação aos nossos filhos homens... e , hoje , tudo gente bem sucedida na vida.
No 11º e 12º anos, o Prof. Miguel, diretor da turma apaziguou-nos : - eles são assim , porque são excessivamente felizes... e têm que deitar cá para fora essa felicidade.
Estou sofrida e tenho-o andado pois não me imaginava tão ligada ao pai do Pedro, nos seus 55 anos de idade, pelas cumplicidades da adolescência doirada dos nossos queridos rebentos.
Vim do velório mas o sorriso veio-me à cara, as lágrimas aos olhos, quando vi as queridas ex-professoras babadas e sorridentes , curiosas do saber de cada um deles.
E a vida vai continuar, com o Pedro a lembrar toda a vida, que no dia 19 de janeiro, dia dos seus anos, também fará anos que o pai patiu para junto de um Deus em que acreditava.