domingo, 20 de fevereiro de 2011

De domingo para segunda...(1)






Fim de mais um domingo. Caseiro e quentinho. E, o meu novo vício, ver a RTP2, como quase sempre, mas agora com uma certa religiosidade pela qualidade dos documentários às 21h.Tem sido um bodo de boa qualidade e partilha.
Hoje presente de deuses, "Estórias da Pintura". Ver a coleção de Manuel de Brito, pela sua mão, voz e delicadeza, pois ele era assim mesmo.

Abençoado Palácio Anjos, em Algés, que há anos albergou um departamento de educação aonde trabalhei e me fez criar uma relação de afeto com esta vila e que foi recuperado para albergar a coleção de Arte de Manuel de Brito.

É deveras emocionante, para mim, ver os artistas nos seus locais de trabalho desenvolver os seus processos criativos , porque na vida , tive a sorte de partilhar os momentos de criação , exaltação e angústia, durante alguns anos, com um artista plástico, o pai do meu filho António, e, nunca se fica a mesma pessoa quando a vivência da criação nos acompanha dia e noite.
Amanhã mesmo, ele é um dos nomeados entre três artistas, para a melhor exposição do ano de 2010, numa nova iniciativa da SPA, PRÉMIO AUTORES, no CCB, com transmissão televisiva às 21.30, na 1.
Ficarei a torcer defronte do televisor,, pois merece ser ganhador, como os outros e logo que possa vou tomar um café a Algés e regalar o olhar pelo Palácio Anjos.
Boa semana.

*Quadro de Júlio Pomar,"Frida Kahlo dans le rêve de eve

Conversas domingueiras...



Ter um jornal nas nossas mãos, estender as folhas do dia logo de manhã, dobrá-las e desdobrá-las para sentir a densidade das notícias ou o seu vazio, tais relações serão elas um dia suprimidas?
Gosto nos jornais de descobrir os novos filmes e as crítics, às vezes tão injustas, mas que às vezes ainda influenciam muito boa gente.
A ver, razoável, bom , muito bom.

"O Discurso do Rei" que a "real" crítica diz "a ver" e "mau" é mesmo de não perder. Sublimes interpretações de dois homens, seus diálogos, dramas pessoais ainda por cima no enquadramento histórico e social. Até consegue ser carinhoso... e faz jus ao provérbio que nos diz que" atrás de um grande homem está sempre uma grande mulher..."
E, agora vou comprar o meu jornalinho de eleição.

Bom domingo.
Pintura de Helen Marie Turner, Morning Newes, 1915