quinta-feira, 7 de abril de 2011

Estados de Guerra....


(programação) Estados de Guerra - Todos contra todos Assim foi na terça-feira na Culturgest e assim será todasa as terças, até ao fim do cíclo. A não perder. Neste primeiro ciclo, Fernando Ilharco falou-nos de um mundo sem centro, pós-ocidental, pós-democrático e pós-literário.

A suspeita paira sobre as grandes cidades da Europa e da América. A globalização cerca o cidadão comum como um pesadelo inescapável. Nem Paris, ou Londres, Berlim ou Nova Iorque são mais o centro do mundo. Com a eleição de Barak Obama o ocidente chegou ao fim. O mundo global não tem centro, é pós-ocidental, pós-democrático e pós -literário. E tudo é vigiado permanentemente. Num mundo de organizações transacionais, sempre em crise e reinvenção, a maioria da população viu ser-lhe roubado um futuro tranquilo. As fileiras da abstenção, de quem está contra e dos que não querem saber não param de engrossar. Aos que compram - as maiorias das classes médias - aos que vendem - os criadores e manipuladores de capital e de ideias - e aos que roubam* - os excluídos do sistema tcno-legal global, a crise deste início de século junta os que esperam - os que de repente ficaram fora sem saber como.Nunca se debateu e investigou tanto. Nunca tanta riqueza nos cercou. Mas todas as noites, numa chama que não se apaga, centenas de automóveis são incendiados pelas ruas da Europa. Nada disto "está escrito", mas o mundo pós-literário a escrita e sequencialidade não estruturam mais o que somos uns com os outros.

* (aqui penso que há outros que andam a roubar por outras razões... que não são os excluídos, esses estão bem integrados)

Quem irá o "Zé" aplaudir? E daqui p´ra frente como irá ser?


Legenda


_Conheces-me?


_ Ora se te conheço!...És o mesmo que davas, antigamente, vivas ao Sr. D. Manuel, agora vivas ao Sr. Dr. Afonso Costa e darás vivas à Christina!....


Desenho de Leal da Câmara, 1916


Poesia ...

MF, hoje foste tu que deste o mote ao poste. Bom resto de dia para todos...