terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Presentinho...

Um presentinho que a Fundação Nadir Afonso pôs hoje a público. Se ainda não conhecem os painéis da sua autoria, no túnel do paredão de Cascias que liga ao Parque Palmela, não deixem de o fazer. O parque em si também está uma delícia... Qualquer dia(s), lá para julho, teremos por lá o Estoril Jazz.

"Amados Gatos", gatos amados...

O SOFRIMENTO  e a solidão de Théophile Gautier, já no final da vida, foram amenizados pela gata Éponine, de pêlo negro e olhos verdes, que ele achava mesmo capaz de caçar, com os certeiros movimentos das patas, as ideias que, já desencantado e triste, depois se encarregava de passar ao papel.
Quando se encontrava mais sorumbático e deprimido, o autor de Capitaine Fracasse, grande amigo de Victor Hugo, como ele um apaixonado pelos gatos, passava horas a acariciar o pêlo macio da sua companheira de todas as horas, da qual não admitia que nem a morte o separasse.
Mas o amor por Éponine não apagou a lembrança sempre presente de Séraphita, a sua primeira gata, de pêlo amarelo e branco, que se tornava irresistível com a sua vaidade e com o se gosto por perfumes caros.
Como no amor pelas pessoas queridas, Théophile Gautier sabia que ninguém ocupa o lugar de ninguém, podendo sempre coabitar as recordações  mais duradouras.
O bem que as suas gatas lhe faziam passava pela sua presença junto dele enquanto escrevia, e pelo modo como o ajudavam, através do magnetismo de uma comunicação secreta,  a arrumar ideias e a passá-las  ao papel.
Um dia, disse:
- Não existem carinho e dedicação maiores que os das gatas. Ignoro o que seria de mim sem elas.
Tanto Séraphita como Éponine gostavam de o acompanhar nos passeios que dava pelo jardim para encontrar paz e alento para continuar a escrever.
Pensa-se em casos como o seu, e é-se forçado a concluir que ficam sempre inacabadas as estátuas que omitem os gatos amados por aqueles que a pedra o o bronze pretendem homenagear e perpetuar .

In, Amados Gatos, de José Jorge Letria