domingo, 7 de abril de 2013

Ontem fui buscar o sal da minha vida à cidade branca... Lisboa no seu melhor...






E... de regresso a casa com leituras breves mas profundas, José Tolentino de Mendonça veio ao encontro do que senti no meu dia de ontem,  há tanto almejado...
..."Há uma leveza, uma graça singular no puro e simples facto de existir, para lá de todos os compromissos profissionais, dos sentimentos humanos intensos, das lutas políticas e humanas: é disto e de nada que vos vou falar. Desse minúsculo não sei quê a que chamarei" sal da vida".
E... em busca deste "sal", sempre a pé, nem sei bem quantos quilómetros fizemos. De outra forma como se poderia pensar "nos encontros que  mudaram a vida"?
Bom domingo.

Efeméride.... Sempre boa para os olhos e para os ouvidos.


Deixemos a Humanidade à Sua Ordem Natural .Não aleijemos a pobre humanidade mais do que ela já está com tantas sacudidelas da direita para a esquerda e da esquerda para a direita, de cima para baixo e de baixo para cima. Do individualismo para o colectivismo e do colectivismo para o individualismo. Não sejamos tão crianças que queiramos levantar ao ar a esfera pretendendo agarrá-la apenas pelo hemisfério da direita ou apenas pelo da esquerda, ou apenas pelo hemisfério superior, porque a única maneira de agarrá-la bem tão-pouco é pôr-lhe as mãos por baixo, nem ainda abraçando-a com os dois braços e os dedos metidos uns nos outros para não deixar escapar as mãos e com o próprio peito do lado de cá a ajudar também; a única maneira de equilibrar a esfera no ar é deixá-la estar no ar como a pôs Deus Nosso Senhor, ás voltas à roda do sol, como a lua à roda de nós e assegurada contra todos os riscos dos disparates da humanidade.
Não temos mais remédio do que ir aprender tecnicamente como funcionam estas coisas tão naturais!
O Mundo da Natureza é o modelo dos modelos de todas as maquinarias, porque não havemos então de acertar também o mundo social no seu próprio funcionamento como todas as outras máquinas do mundo.


A. N.
120 anos depois do seu nascimento que hoje se comemoram, muita coisa haverá a saber de Almada Negreiros. Ontem , por feliz coincidência  ao passear pela rua de S. Bento, numa galeria ,na montra , estava exposto este quadro de Sarah Affonso. Uma menina se Sarah que vai estar exposta na feira de Antiguidades, na Cordoaria Nacional, a partir do dia 14.
Ontem, ouviu-se dizer Almada pelo Chiado. Lisboa em festa...