quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Serra da Estrela... Entre o sol e o frio anunciado, lá vamos indo...


É sempre com alegria e expetativas que nunca saem goradas,  que,  quase todos os anos vou até Seia nesta altura do ano. Um presente dos deuses... Sim, porque felizmente  ainda os há por aí...

Um vasto leque de oradores do mundo académico prometem uma viagem pela história de Portugal no contexto do mundo, com abordagens referentes a diferentes períodos da nossa existência, como a História da Civilização Ibérica (séc. XIX), Portugal na Idade Média (Séc. XII e XV), Portugal e a China na época moderna, Portugal enquanto crise (1890/1891 e 2008), os Portugueses em busca do mundo, entre outros. Serão igualmente objecto de discussão nesta 16ª edição matérias como a abrangência da língua e da literatura portuguesa, cultura, fronteiras e identidades, a emigração portuguesa, relações internacionais, o retrato estatístico do país nos dias de hoje, o conhecimento, sistemas culturais e desnacionalização da cultura escolar, etc.

As Jornadas Históricas são promovidas pelo Município de Seia, através do Arquivo Municipal, e coordenadas, à semelhança dos anos anteriores, por Fernando Catroga, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A participação nesta formação equivale a 1 crédito, acreditação do Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua, aplicável a educadores de infância e docentes do ensino básico e secundário.

Em tempo de" fomes", olhemos a "Abundância"...


                                    "A Abundância", de Peter Paul Rubens, 1640