sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

"Mulheres Com Poder e Autoridade", o novo livro do Manuel Duarte

Novo livro do amigo Manuel Duarte, lançado no dia 9 na Biblioteca Municipal de Cascais, como sempre,  rodeado dos seus bons amigos. 


Durante quatro milhões de anos, homens e mulheres viveram em comunidades desconhecendo diferenciações de classe, a instituição familiar, a guerra e a repressão, uma vez que a terra não sendo de ninguém era de todos.
A liberdade, a igualdade a fraternidade faziam a regra.

Há cerca de dez mil anos entrou-se em regime de excepção: surge a propriedade privada e com ela as lutas fratricidas, o Estado e a família patriarcal.
As mulheres, não obstante a pressão e os desejos dos homens, têm conseguido, até hoje, salvaguardar direitos seus e ancestrais de natureza económica, social, afectiva e cultural.
Entregando, no dealbar das civilizações, a tarefa da guerra, aos homens, recolheram-se aos lares exigindo, enquanto jovens, que os pais e os irmãos mais velhos providenciassem pela sua sobrevivência, casadas tais encargos passassem a ser da responsabilidade dos maridos, viúvas que a lei obrigasse os filhos a sustentá-las. Foi a sua segunda vitória sobre as pretensões masculinas e de subjugação.

As formações económicas e sociais que se sucederam, transformaram o progresso social, na medida em que se afastaram do regime de comunidade primitiva, numa tragédia, quando ocorre pela primeira vez; numa farsa quando parece que algo se move, mas nada se altera de substancial.

Pelo caminho, por enquanto, apenas temos assistido a golpes de Estado, insurreições, restaurações, terramotos sociais, políticos, económicos e culturais onde as mulheres têm tido um papel determinante.