sábado, 27 de agosto de 2016

leituras de praia ou a preparação da nossa viagem... Aconselho aos "compagnos de route"


Para uma primorosa e bem organizada viagem ao Minho a acontecer em Outubro, por uma semana, dia 11, estaremos por aqui.... (Museu Bernardino Machado – visita guiada e apresentação
Almoço
Casa de Camilo - S. Miguel de Seide -– visita guiada e apresentação).

Ora ao ler o prefácio de NOVELAS DO MINHO,  de Camilo, um dos livros saídos na coleção com que o Expresso nos tem presenteado, aconselha vivamente , a quem pensa fazer esta viagem minhota, ler estas novelas.
 Entre dois mergulhos e um sol de Agosto, o das 18h, li o 1º conto, "O Degradado". Confesso que nunca li nada de Camilo, nem o Amor de Perdição, só resumos.... 
Talvez seja a idade própria para o ler. Bem rebuscado o seu português. Deduzo as sinonimas, de contrário o dicionário teria que estar ao lado...  Vale a pena, aconselho.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Às vezes depois do jantar, saíamos pelas aldeias a esmoer as galinhas e o presunto. A Sr, Luísa, esbelta e  farta irmã do clérigo, dava-nos em cada jantar uma galinha loura reclinada sobre um escabelo* de presunto com travesseiros de chouriço.
Havia um grande dividendo de aves na capoeira daquela casa; os divisores éramos nós; o quociente era metade das galinhas para cada um. Fiz-lhe compreender ao padre com este símile de cozinha os mistérios da aritmética.
E eu saía empanado por aquelas barrocas da Samardã, meditando e dizendo como meu Horácio:

Ibam forte Sacra, sicut meus est mos, etc

escabelo - banco pequeno que serve para apoiar os pés